Verba

O futuro da SOS Animais nas mãos do Executivo

Terminado o prazo de suspensão do convênio com a prefeitura, a ONG aguarda uma reunião para que os repasses sejam retomados

Divulgação -

Em novembro de 2018, a prefeitura de Pelotas anunciou a suspensão temporária do repasses financeiros à ONG SOS Animais - responsável por castrar cães de rua e semidomiciliados e por trabalhar com a educação para a guarda responsável - devido ao processo de contingenciamento de gastos. Na época, a Secretaria de Saúde (SMS) afirmou que a interrupção seria por no máximo 120 dias. No último dia 16 deste mês, portanto, o prazo acabou. A expectativa, agora, é de que a parceria seja discutida e retomada em uma reunião marcada para esta sexta-feira (29).

O convênio foi firmado em 2014. Mensalmente, R$ 45 mil eram pagos para a organização para que o serviço pudesse ser disponibilizado. Com a suspensão de repasses, a castração grátis (cada uma custa R$ 90,00), bem como o recolhimento de animais por parte do Canil Municipal, precisou ser interrompida por tempo indeterminado. Com o valor do Poder Público, 500 animais eram operados por mês, quando a parceria foi interrompida. Desde então, a SOS Animais está sem castrar de forma gratuita. A presidente da ONG, Helena Aldrighi, conta que, no momento, alguns procedimentos - cerca de 50 a cem por mês - estão sendo feitos mediante um pagamento de baixo custo. A demanda aumenta cada vez mais, então o essencial é continuar oferecendo o serviço para que o trabalho de tantos anos não se perca com o tempo.

Helena explicou que, quando o limite de 120 dias acabou, ela conversou com a prefeita Paula Mascarenhas (PSDB) para marcar uma reunião a fim de decidir o que será feito. Por conta de alguns compromissos, o encontro ficou marcado para amanhã. Na visão da presidente da SOS Animais, a chefe do Executivo quer auxiliar da melhor forma possível a organização para que o trabalho possa ter continuidade de forma eficaz. “Tenho certeza que ela quer ajudar”, pontua. Mesmo que o valor repassado diminua, o importante é que o convênio seja renovado para atender os animais. “Esperamos voltar (da reunião) com uma boa notícia”, completa.

A avaliação da prefeitura
Segundo a secretária de Saúde, Ana Costa, “a pauta é muito importante para o Executivo”. Ela ressalta que o governo de Pelotas foi responsável por protagonizar a construção da parceria, que teve início no mandato de Eduardo Leite (PSDB), continuou durante a gestão de Paula Mascarenhas e foi ampliada nesse mesmo período. É um relevante e fundamental projeto, bem visto pela população e pela prefeitura. Por isso, a retomada está sendo avaliada e a situação, incluindo possíveis prazos, será discutida na reunião de sexta. Por enquanto, ainda não há detalhes, mas a secretária é enfática: “Queremos muito poder retomar”.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Inclusão no trânsito Anterior

Inclusão no trânsito

Estudantes do município passam por avaliação Próximo

Estudantes do município passam por avaliação

Deixe seu comentário